terça-feira, 20 de outubro de 2009

Debate & Ação - Palestra "O Valor do Trabalho"




No debate de hoje, discutiu-se o valor do trabalho e a coisificação das pessoas.
A escravidão, que existe ainda nos dias de hoje, como exemplo, uma orda de trabalhadores bolivianos enclausurados nas oficinas de costura da rua José Paulino ou nas ruas do Brás.
Das demissões nas fábricas, que não estão demitindo trabalhadores, mas o José, que tem quatro filhos para cuidar e um aluguel para pagar, da Maria, que batalha para sustentar a família.


Foi explanado também a origem da palavra trabalho, que vem do latim "Tripaliun" que significa aparelho de tortura, pois quem não obedecesse as ordens para trabalhar e suar para a conquista de seus senhorios, era castigado com a tortura.


Aprendemos que nos dias atuais, deve-se dar mais importância ao conhecimento, Pensar ao invés de usar a força física.


O filme exibido "O Diabo Veste Prada" mostrou de forma elegante a "coisificação" da pessoa, dos interesses de uma empresa e detrimento do funcionário.


Mas devemos pensar. E pensar de uma forma racional pois um trabalhador, por mais insignificante que seja seu intelecto, ainda assim produz de forma dígna.
Umn pedreiro, por exemplo, não é apenas um assentador de tijolos. Ele constrói casas, escolas e sonhos.


É preciso manter a ética e a cidadania e perceber a importância de fortalecer os laços humanos para que se atinja de forma plena a capacidade de cada ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário